“Uma andorinha só não faz verão”

Um assunto que eu amo estudar e falar sobre é autoconhecimento.

E pra falar desse assunto estou escrevendo uma série de artigos sobre comportamento humano.

No primeiro artigo, Entendendo seus comportamentos, falei do estudo do William Moulton Marston e os quatro perfis de comportamento: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade. Clica aqui pra ler.

No segundo artigo dessa série, Feito é melhor que perfeito, falei sobre o perfil D de Dominância e suas características. Se ainda não leu clica aqui.

Se você ainda não leu recomendo que os leia, vai te ajudar a entender melhor este artigo. É só clicar aqui.

Neste artigo, que é o terceiro de cinco que vou escrever, vou falar sobre o perfil I de Influência.

Só pra lembrar: você, eu e todos nós, somos uma mistura dos quatro perfis, então teremos características de todos eles, porém cada um com um percentual diferente. As características de um ou dois perfis tendem a ser mais intensas e mais freqüentes.

Dito isso vamos à descrição do perfil Influência.

A frase que descreve bem os Influentes é: “Uma andorinha só não faz verão”, isso porque as pessoas que tem um alto I são muito sociais, gostam de fazer parte do grupo, andar em “bandos”. Essas pessoas tem muitos amigos e muita facilidade para fazer novos amigos.

A pessoa com esse perfil predominante é idealista, influenciadora, articulada, participativa, comunicativa, facilitadora, estimuladora, extrovertida, não aprecia monotonia, gostam de trabalhos que envolvam movimentação e autonomia.

Os influentes têm uma atitude mais positiva e uma postura ativa. Eles tendem a se afastar de uma situação não-amigável em direção a uma situação mais amigável e favorável. Desenvolvem-se por relacionamentos, mais informal, voltado para pessoas, gosta de risco, gosta de mudança, extrovertido e prático.

Seus pontos fortes são: Comunicativo, entusiasmado, se relaciona com facilidade, empatia, confiança, charme, otimismo, são gregários, têm forte poder de persuasão, influência, participação e emoção, são extrovertidos, falantes, ativos e não apreciam monotonias, mas se adaptam com facilidade. Pessoas com um alto I tem facilidade na comunicação e passam de um assunto a outro com rapidez.

Pontos de melhoria: Não gostam de rigidez, monotonia e falta de reconhecimento. Chora com facilidade. Toma decisões ao sabor da emoção. Está sempre buscando a aprovação. Desorganizado. Está sempre atrasado.

Motivações: A principal motivação são as pessoas. Precisa de aceitação social, deseja construir o consenso, aprecia o reconhecimento da equipe, trabalham melhor em ambiente harmônico e com trabalho em grupo.

Sob tensão a pessoa com alto percentual do perfil Influência pode prometer o que não dá conta de entregar, pois como é confiante demais, às vezes age por impulso.

Tem medo de ficar sozinho. Medo de ser rejeitado. Medo de perder a qualidade de vida, deixando de fazer o que lhe dá prazer.

Reconheceu essas características em si mesmo? Escreve nos comentários com quais delas mais se identificou.

Esse perfil tem pouco a ver com você, mas lembrou de um amigo ou de alguém da família? Compartilha com ele (a) esse artigo.

Se você gostou curte e compartilha esse artigo. Se não gostou deixa seu comentário com sugestões.

No próximo artigo vou falar do perfil S de Estabilidade

Se inscreve aqui pra ser notificado e ler assim que ele for publicado.

Abraço e até a próxima.

Veja todos os artigos do blog clicando aqui.

Publicado por Thaisa Rocha

Bacharela em Administração e Pós Graduada em Professional & Self Coaching. Em uma jornada de desenvolvimento e transformação pessoal. Quero contribuir compartilhando os conhecimentos que venho adquirindo ao longo desta jornada.

Deixe um comentário