Estou aqui para falar com você sobre autoconhecimento, um assunto que estudo muito.
Você deve estar se perguntando: O que essa frase de um ditado popular tem a ver com isso?
Tem tudo a ver com o tema desse artigo. Estou escrevendo uma série sobre comportamento humano e este é o quarto artigo, dos cinco, dessa série.
Você não sabia disso e ainda não viu os artigos anteriores?
Fica tranqüilo(a), basta clicar aqui para ter acesso a eles.
Pra você não ficar perdido(a) vou te contar, em resumo, o que já falei nos artigos anteriores.
No primeiro artigo, “Entendendo seus comportamentos“, falei do estudo do William Moulton Marston e os quatro perfis de comportamento: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade. Quer ler esse primeiro artigo? É só clicar aqui.
No segundo, “Feito é melhor que perfeito“, falei sobre o perfil D de Dominância e suas características. Não leu ele ainda? Então clica aqui.
E o no terceiro artigo, “Uma andorinha só não faz verão”, falei sobre o perfil I de Influência. Para ler esse artigo basta clicar aqui.
Todos nós somos uma mistura dos quatro perfis, todos nós temos características de todos eles, o que nos diferencia é o percentual que cada um deles representa na soma de nossos comportamentos.
Geralmente um ou dois perfis tem predominância sobre os demais, ou seja, suas características são mais fortes em nós.
Pra facilitar seu entendimento leia aos três primeiros artigos dessa série. Clique aqui.
Agora vou falar do perfil S de Estabilidade e uma frase que explica bem o S é: “Mais vale um pássaro na mão do que dois voando”, porque uma característica muito presente nesse perfil é a segurança.
A pessoa com esse perfil predominante preza pela estabilidade, segurança, planejamento, gosta de previsões, se anteciparem aos problemas, pra terem como sair deles. Tem sempre uma “carta na manga”, são muito precavidos.
Outra atitude muito comum é ter uma reação passiva em um ambiente hostil.
O alto S tenta manter o “padrão” até a hostilidade passar.
A pessoa com predominância do perfil Estabilidade é calma, prudente, tem muito autocontrole, estável, paciente, ritmo consistente e conservador.
Pontos fortes: Mantém a comunicação harmoniosa, desenvolve e mantém a cultura empresarial e a comunicação aberta. Confiável, boa índole, deliberado, amável, persistente, bom ouvinte e gentil, introvertido, teórico, se desenvolvem por relacionamentos, mais informal e voltado para pessoas. Decidem com bom senso. São flexíveis, caráter e ritmo constante e disciplinado. Tem boa memória. Em situações de emergência age com tranqüilidade.
Pontos de melhoria: Não gostam de falta de disciplina e improvisações. Criatividade não é seu forte. Falta-lhe autoconfiança. Pessimista e temeroso. Preocupa-se excessivamente. Por ser reservado, pode parecer indiferente aos outros. Tem dificuldade em se motivar. É indeciso. Opõe-se a mudanças.
Motivações: Constância. Gosta de segurança, precisa de aceitação social, deseja construir o consenso, aprecia o reconhecimento da equipe, desempenha melhor suas atividades quando a supervisão é compreensiva, Gosta de rotina, planejamento e de ajudar os outros.
Seus medos são: Medo da mudança. Medo da opinião dos outros. Medo de se machucar nos relacionamentos. Medo de perder o controle.
Identificou-se com esse perfil? Conte-me aqui nos comentários.
Não se identificou, mas lembrou de um amigo ou familiar? Compartilha esse artigo com essa pessoa.
Vou ficar muito feliz se você curtir, me ajuda muito.
Não perde o próximo artigo, pois vou falar do perfil Conformidade.
Inscreva-se no blog para ser notificado(a) assim que ele for publicado.
Abraço e até a próxima.
Leia todos os artigos já publicados neste blog clicando aqui.