Olá, meu nome é Thaisa Rocha, seja muito bem-vindo(a) ao seu blog de autoconhecimento.
Eu trabalho com desenvolvimento de pessoas e estudo muito esse assunto. De tudo que estudo o autoconhecimento é o que mais me interessa e me fascina.
Esse tema me chama muita atenção, porque é algo que sei que preciso muito trabalhar em mim.
Já faz alguns anos quando comecei a minha busca pelo autoconhecimento, porque cheguei ao ponto de não ver sentido em nada.
Não tinha vontade de viver.
Na terapia, quando me perguntavam qual era meu hobbie, eu não sabia responder. Não via graça em nada. Mas lá no fundo do meu coração, a chama da esperança ainda estava acesa e com a ajuda de alguns profissionais fui resgatando minha identidade e passei a sentir uma necessidade imensa de saber mais sobre mim mesma.
- Por que sou assim?
- Por que ajo assim?
- Por que sinto assim?
Sempre me senti muito diferente das pessoas a minha volta, e acreditava que tinha um problema comigo.
Hoje entendo que não tenho nenhum problema, apenas sou diferente. E, ao contrário do que pensava antes, descobri que ser diferente não é sinônimo de ser inferior ou ser errada, ser diferente é na verdade uma oportunidade.
Conhecer o estudo sobre os perfis comportamentais foi apenas uma das luzes que se acenderam para que eu percebesse isso.
Por isso resolvi escrever essa série de cinco artigos explicando, em resumo, o que é o mapeamento comportamental, fruto do estudo do William Marston, a teoria DISC e sobre cada um dos quatro perfis que nós temos.
Este é o último artigo dessa série e vou falar sobre o perfil C de Conformidade, que é o meu perfil predominante.
Se ainda não viu os artigos anteriores te convido a lê-los, é só clicar aqui, vai facilitar muito o seu entendimento.
A pessoa com o perfil Conformidade alto tem uma reação cautelosa e imprevisível para um ambiente antagônico, ou seja, um ambiente que tem valores contrários aos seus ou que demanda uma atitude contrária a sua natureza.
Gostam de método, perfeição e ambientes calmos. Não gostam de pressão, falta de garantias e falta de segurança.
Desenvolve-se pelo trabalho, é mais formal, gosta de segurança, prefere status quo, ou seja, as coisas do jeito que estão, introvertido e teórico.
As principais características desse perfil é que são detalhistas, conforme, ou seja, de acordo com a lei ou a norma, cuidadoso, sistemático, preciso, cautelosos, críticos, acurado, perfeccionista e lógico. Rígidos, porém calmos. Discretos. Calado, retraído.
O principal motivador é a política, precisam de regras e normas muito claras, pois são seus fiéis cumpridores.
Pontos fortes: é preciso, atento aos detalhes, diligente, organizado e conservador. Possui facilidades na arte por serem mais sensíveis. Agilidade, inteligência e intelectualidade. Têm habilidade com tarefas detalhadas ou de improvisação rápida. É leal e se compromete com o trabalho. Gosta de “surpreender”. É intuitivo, curioso e tem inteligência verbal. Observa as oportunidades e apresenta soluções momentâneas para problemas urgentes.
Sua grande desvantagem é serem pessimistas. Geralmente é o tipo de funcionário leal e compromete-se com o trabalho. É sensível a críticas magoando-se com certa facilidade. Por ser extremamente perfeccionista, deve ser monitorado até o fim de uma atividade, devendo ser constantemente estimulado para que vença a fase do pensar e do fazer, necessitando de reforços de aprovação, pois sempre pensa que seu trabalho está sempre imperfeito. Orgulhoso. Indeciso. Muito teórico, e pouco prático.
Necessidades: conhecimento específico do trabalho, certeza, compreensão exata das regras, tempo para estudar e treinar, ver o produto acabado, não ser exposto ao risco de errar, reconhecimento por um trabalho sem erros.
Seus medos são de não ter avaliado todas as possibilidades, de confrontos, do ridículo e de não fazer com perfeição.
Conhece alguém com essas características? Manda pra ela(e) esse artigo.
Escreva aqui nos comentários o que achou desse conteúdo. Deixe sua sugestão.
Se você gostou curte, compartilha e se inscreve para receber a notificação das próximas publicações.
Quer aprofundar seu autoconhecimento? Me manda uma mensagem, posso te ajudar. Clique aqui para entrar em contato.
Abraço e até a próxima.
Para ler todos os artigos já publicados nesse blog clique aqui.
