A jornada do AUTOCONHECIMENTO é fantástica, dolorosa em alguns momentos, mas muito reveladora e se permitir muito gratificante.
Digo se permitir, pois para que assim seja é preciso se colocar na condição de aprendiz e aceitar que não sabe tudo, só então viverá uma rica experiência capaz de te transformar.
Se ao contrário se fizer de vítima, ou ficar na defensiva, querendo o tempo todo se justificar, perderá a oportunidade de aprender.
Só aprende quem se abre ao aprendizado e quem se defende, por natureza, se fecha a ele.
Por isso que para mim, o primeiro passo para o AUTOCONHECIMENTO é reconhecer que existem coisas sobre mim mesma que não sei, mas as quais quero saber.
A Professora Lúcia Helena Galvão disse uma frase que, segundo ela, Sócrates dizia muito, e me fez chegar a essa conclusão.
A tal frase é: “por melhor que seja uma parteira ela não pode fazer o parto de uma mulher que não esteja grávida”.
Assim também é comigo e com você, não poderá aprender se não reconhecer que tem algo a aprender e não se colocar como aprendiz na escola da vida.
Pense na posição de quem se defende, ou essa pessoa se abraça e se encolhe, ou estica as mãos pra afastar o opressor.
Pense na defesa de um time de futebol, quando o jogador do time adversário vem atacar a defesa forma uma barreira para se defender do gol.
Assim também é com quem ainda não se abriu ao AUTOCONHECIMENTO, cria uma barreira que impede que ele aconteça.
Só me abri para o AUTOCONHECIMENTO quando aceitei que não sabia tudo e quando a vontade de mudar e de ser melhor foi maior que o medo de saber de algo que talvez não gostasse.
Foi preciso aceitar que não sou perfeita mesmo não, tem várias coisas em mim que não gosto, mas estou aprendendo a me amar por inteiro: luz e sombra, bem e mal, beleza e imperfeições, e a decidir o que preciso desenvolver por mim mesma e não com base no que o outro espera.
E você concorda? Quero ler seu comentário a respeito desse pensamento.
Deixe também suas dúvidas e sugestões sobre novos temas.
Gostou desse conteúdo? Fica o meu convite para curtir e compartilhar.
Abraço e até a próxima.
Quer ler outros artigos sobre AUTOCONHECIMENTO? É só clicar aqui.
Quer ver esse conteúdo em vídeo? Acesse meu canal do YouTube e assista clicando aqui. Mas se prefere ouvir, este conteúdo está no meu canal no Spotify, acesse clicando aqui.