Engajamento é um dos passos para o triunfo profissional

“Engajamento é fazer por livre e espontânea vontade o que precisa ser feito. (…) Fazer porque deseja fazer” Ale Prates

Publiquei um conteúdo – que você pode ler clicando aqui – falando sobre o que eu considero ser a trilha, ou seja, o caminho, para o triunfo profissional.

Naquela publicação eu falei de cinco passos que considero essenciais que sejam dados por quem almeja sucesso na carreira.

O terceiro passo citado nessa trilha foi o ENGAJAMENTO, que é o tema central desse discurso.

Nessa reflexão eu falei sobre a diferença entre engajar-se e comprometer-se e aqui retomo essa questão, pois desejo aprofundar-me nela um pouco mais.

A palavra engajamento significa “ato ou efeito de engajar, de participar colaborando com alguma coisa, empenho em uma causa”.

Já a palavra comprometer significa “responsabilizar-se por algo, obrigar-se”.

Portanto, no meu entendimento, estar engajado é muito mais que estar comprometido, porque comprometer-se é sentir-se obrigado a, engajar-se por sua vez é fazer de forma natural, é assumir como responsabilidade por livre e espontânea vontade, é o desejo de colaborar com uma causa.

A pessoa comprometida faz algo para si, pensando em si, na sua reputação, nos resultados que beneficiarão a si mesmo. O comprometimento tem mais a ver com o EU.

A pessoa engajada busca resultados que beneficiem não apenas a si mesmo, mas que repercutam no todo, atinjam todo o grupo, todos os envolvidos. O engajamento tem mais a ver com o NÓS.

Uma pessoa comprometida tem ciência de suas responsabilidades e cumpre com suas obrigações. Percebe-se nesse movimento que o valor está em cumprir uma tarefa para ficar bem consigo mesmo e ter uma boa imagem diante do outro.

Uma pessoa engajada no entanto vai além, pois existe uma questão emocional, ela entende que agir de maneira pró ativa e buscando sempre a excelência tem a ver com seu propósito, com a pessoa que quer ser para o mundo, tem mais a ver com ela própria, no sentido de  que parte dela mesma essa iniciativa, que com o outro, no sentido de que não é preciso que lhe peçam.

Um profissional engajado, sabe que seu trabalho faz parte de algo maior, que é uma peça na engrenagem e que fazê-lo bem feito vai muito além de trazer êxito para si mesmo, mas colabora com todos os envolvidos, inclusive a sociedade.

Vê seu trabalho não apenas como uma fonte de renda para si, mas como uma oportunidade de contribuir com o meio no qual faz parte, está ciente que indiretamente seu trabalho vai influenciar toda uma rede.

Quando se dá conta de quanto seu trabalho pode fazer a diferença, essa pessoa não se limita a apenas cumprir sua obrigação, mas começa a querer conhecer todo o processo, pensa em maneiras melhores de fazer o que lhe cabe, de modo a entregar mais do que lhe é pedido, pensa em formas de otimizar  o processo, propõe melhoria, vai além do que foi solicitado.

Uma pessoa que além de cumprir o que lhe cabe está sempre buscando agregar valor a sua entrega, com toda certeza, você há de convir comigo, que terá muito mais oportunidades de crescimento profissional, até porque pessoas com esse perfil não ficam esperando as oportunidades caírem em seus braços, elas estão criando oportunidades para si.

É ruim ser comprometido? Claro que não. Uma pessoa que assume a responsabilidade, que tem palavra e cumpre o que prometeu, com toda certeza tem valor, mas quando comparado com uma pessoa engajada, uma pessoa que é apenas comprometida com seu trabalho não vai ter o mesmo nível de entrega, entusiasmo, empatia e espírito colaborativo.

Uma pessoa engajada, ainda que não almeje uma promoção, acaba “atraindo” essa oportunidade, pois como alguém que colabora e que entrega mais do que lhe pedem e com alta qualidade, vai acabar chamando a atenção e os olhares para si e para seu trabalho.

Como é a sua entrega hoje? Você é do tipo que faz o que tem que ser feito, mas pára no que lhe pedem, ou você agrega valor, inova, dá sugestões e age proativamente?

Você é do tipo comprometido ou engajado?

Vamos interagir, coloca aqui nos comentários a sua opinião.

Se esse conteúdo fez sentido ou te ajudou a abrir os olhos para alguma oportunidade de melhoria curte e compartilha para que outros profissionais também possam se beneficiar.

Abraço e até a próxima.

Quer conhecer meus outros artigos? Clique aqui.

Esse artigo faz parte de uma série, clique nos títulos para ler: A Trilha do Triunfo, AUTOCONHECIMENTO: não elimine seus pontos fracos, Autorresponsabilidade e o desafio de assumir as consequências.

Conheça também o meu canal do YouTube clicando aqui.

Siga-me, clique aqui e veja onde mais estou presente.

Conheça meu curso online SAIA DA CAVERNA DA AUTOSSABOTAGEM PELA LUZ DO AUTOCONHECIMENTO. Clique aqui e saiba como eu vou te ajudar.

Publicado por Thaisa Rocha

Bacharela em Administração e Pós Graduada em Professional & Self Coaching. Em uma jornada de desenvolvimento e transformação pessoal. Quero contribuir compartilhando os conhecimentos que venho adquirindo ao longo desta jornada.

2 comentários em “Engajamento é um dos passos para o triunfo profissional

Deixe um comentário