“O óbvio também precisa ser dito”
Conheci essa frase anos atrás e desde então sempre lembro-me dela, em diversas situações do meu dia a dia.
Quantas vezes você já deixou de fazer uma tarefa importante, ou resolver um problema, ou esteve numa situação desconfortável por não saber de todas as informações?
E nessas situações, quem não te passou a informação o fez por pura maldade e dissimulação ou porque acreditou que não era necessário dizer o “óbvio”?
Posso afirmar que na maioria das vezes ação a ser tomada parecia tão corriqueira, tão natural e óbvia, para quem delegou a tarefa, que essa pessoa não julgou ser necessário dizer os “pormenores”.
Mas você, que recebeu a tarefa, não viu dessa forma e ficou chateado(a), pra dizer o mínimo, por não ter recebido todas as informações.
Isso retrata bem o que a frase diz: “O óbvio também precisa ser dito”, porque o que é óbvio para uma pessoa não necessariamente é também para outra.
Isso acontece por vários motivos, mas o principal, e que resume tudo, é que somos pessoas diferentes, inclusive na maneira de lidar com as informações.
Desconsiderar nossas diferenças provoca situações incômodas o tempo todo: no ambiente profissional, no ambiente familiar, com os amigos.
Com alguns desses “ruídos” na comunicação podemos lidar, mas algumas vezes provocam resultados desastrosos, consequências graves e que vão gerar danos por muito tempo.
E sabe o que ajuda a melhorar a nossa comunicação?
O AUTOCONHECIMENTO.
Porque quanto mais a gente se conhece, mais a gente percebe como as pessoas são diferentes umas das outras.
Conhecer a si mesmo melhora as relações justamente porque ao entender a si mesmo você muda sua postura diante da vida.
Você aceita quem você é e aceita quem o outro é também.
Eu sei que agora parece óbvio, mas já que o óbvio precisa ser dito então vou dizer: AUTOCONHECIMENTO É CURA, AUTOCONHECIMENTO É PODER.
Se esse conteúdo fez sentido pra você me siga aqui para receber a notificação dos próximos conteúdos e me ajude a espalhar essa mensagem compartilhando esse artigo com seus contatos.
Veja esse conteúdo em vídeo no meu canal do Youtube clicando aqui.
Ou, se preferir, acesse o podcast no meu canal do Castbox, clicando aqui.
Para ver outros artigos aqui do blog clique aqui.
Conheça o meu curso online que te guia por uma trilha de AUTOCONHECIMENTO clicando aqui.
Me siga nas redes sociais, clique aqui para saber em quais estou presente.