O que é AUTOCONHECIMENTO? Teoria x Prática

O significado da palavra AUTOCONHECIMENTO é muito intuitivo, ou seja, é bem fácil deduzir: o prefixo AUTO quer dizer “de si mesmo” e a palavra CONHECIMENTO significa “ato ou efeito de conhecer”, portanto AUTOCONHECIMENTO é conhecer a si mesmo.

Mas o que está por trás do conceito? O significado é simples de ser entendido, mas e a vivência, é igualmente simples?

Não sei se simples é a melhor palavra, mas é possível e necessário com certeza. Infelizmente sua prática não é natural e me intriga esse fato, de que o AUTOCONHECIMENTO não seja automático.

O dicionário diz que conhecer é “o ato de perceber ou compreender por meio da razão e/ou da experiência”. E especialmente quando se fala de AUTOCONHECIMENTO a maneira mais eficaz de trabalhá-lo é quando usamos essas duas frentes, ou seja, é quando racionalizamos, pensamos a respeito e colocamos em prática, vivemos as experiências.

Por isso não é automático, mas fruto de uma decisão, a decisão de entrar em ação, porque:

A VIDA ACONTECE NA AÇÃO E NÃO NO PENSAMENTO.

O aprendizado acontece assim, quando você ouve ou lê uma informação e coloca aquilo em prática. Só ler ou ouvir não significa que você aprendeu, significa que você teve acesso a uma informação, mas aprender mesmo é só quando coloca em prática.

Para praticar o AUTOCONHECIMENTO é preciso também estar presente, atento a cada situação, a cada ação e reação, cada movimento que damos.

Vivemos uma experiência, refletimos as emoções e comportamentos, crenças e atitudes envolvidos, entendemos qual resultado buscamos e alinhamos nossos movimentos para que esses resultados venham.

É assim que se experimenta o AUTOCONHECIMENTO, ou seja, não é mágica, é trabalho, é ação.

Já aconteceu com você de viver uma situação na qual já tinha pensado antes e quando pensou sobre aquilo, acreditou que agiria de forma x, mas quando viveu a situação a sua ação, ou reação, foi o completo oposto?

Você já se questionou por que agiu de forma tão contrária ao que imaginou que agiria?

Se essa situação já aconteceu com você e você não faz ideia do porque aconteceu assim o certo é que você não sabe o que está por trás dos seus comportamentos.

Vamos falar sobre comportamentos em outro momento, com mais detalhes, por ora, é importante frisar que saber sobre seus comportamentos é AUTOCONHECIMENTO.

Saber a raiz dos seus comportamentos, o que te leva a agir de uma e não de outra maneira, o que te impulsiona e o que trava, o que causa medo, dor e tristeza e o que te causa confiança, prazer e alegria.

AUTOCONHECIMENTO também tem relação com a forma como você se vê.

Será que a forma como você se vê e a forma como o outro te vê são semelhantes?

Perceba que eu disse semelhante, porque igual não será, mas será que as características que você julga serem as mais presentes em você são também aquelas pelas quais as pessoas te reconhecem? Será que você está transmitindo as mensagens que gostaria?

Autoimagem, autoestima, autoconfiança, está tudo relacionado com o AUTOCONHECIMENTO.

AUTOCONHECIMENTO é estar consciente, presente e isso implica não esconder, negar ou reprimir, mas entender. É isso que querem dizer com a expressão “olhar para dentro de si”, é procurar enxergar o que não é palpável, o que não é óbvio. Ler as entrelinhas da sua comunicação. Ver o que não está exposto, ouvir o que não foi dito.

AUTOCONHECIMENTO é parar de brigar consigo e começar a respeitar quem você é e reconhecer valor e grandeza em ser essa pessoa.

AUTOCONHECIMENTO é entender que as pessoas são diferentes umas das outras e o fato de você ser diferente não te torna menor, não te torna menos. Porque se por um lado tem coisas que a outra pessoa domina e são complicadas pra você, com certeza tem coisas que você domina que ela acha igualmente dificil. Isso porque cada um tem uma habilidade, um talento diferente.

Fomos feitos para viver em comunidade, por isso não precisamos saber tudo, ter todas as habilidades concentradas em uma pessoa só, cada um recebeu um dom, para que um ajudasse o outro. Eu acredito nisso. E você no que acredita?

Suas crenças são outra fonte de AUTOCONHECIMENTO. Saber quais são suas verdades, suas crenças, aquilo no qual você acredita com toda força, toda confiança. Quais são suas certezas?

É muito importante você saber exatamente quais são as crenças que direcionam suas ações, porque existem crenças que te fortalecem e impulsionam, mas também existem crenças que te limitam e paralisam.

Ou sua mente e seu foco está ancorado no sonho, ou está ancorado no medo.

Quem é que está te guiando: Sonho ou Medo?

Os dois criam realidade, mas realidades bem diferentes uma da outra.

Aquele que escolheu como guia está te ajudando a criar a realidade que você quer ou o oposto disso?

Você já teve essa sensação de que quanto mais caminha, mais distante fica dos seus sonhos?

Se suas ações não te aproximam do que você realmente quer é porque você não está na direção certa e quem está te guiando, muito provavelmente é o medo.

Ter AUTOCONHECIMENTO é entender de tudo que faz parte do seu mundo, entender sua fisiologia, sua biologia, suas crenças, seus hábitos, comportamentos, formas de pensar e agir, seus gostos. É muita coisa né? É por isso que dizemos que o AUTOCONHECIMENTO é uma jornada que não tem fim.

Viu como o AUTOCONHECIMENTO é importante? Ele está presente em tudo, porque diz respeito a tudo de nós, em todas as esferas, ambientes e situações.

Se conhecer não é só olhar para aquilo que você gosta em você, para o que é confortável olhar ou que é fácil. AUTOCONHECIMENTO é olhar também para o que você não gosta, te deixa desconfortável e que é difícil olhar, porque olhar só para uma dessas partes é não se conhecer por inteiro. É perder a oportunidade de enxergar o mundo por meio de novas lentes, de outro ângulo.

Por isso trabalhe o AUTOCONHECIMENTO. Olhe pra dentro de você.

E se você não sabe por onde começar, eu posso te ajudar:

Se você é do tipo mais independente, que gosta de fazer as coisas no seu próprio tempo, eu recomendo o meu curso “Saia da caverna da autossabotagem pela luz do AUTOCONHECIMENTO”, pois no curso as aulas são gravadas e ficam disponíveis na plataforma durante dois anos, para você assisti-las quantas vezes quiser e o melhor, na hora e local que forem melhores para você. Se quiser saber mais clique aqui.

Agora, se você é do tipo que precisa de um acompanhamento mais de perto e mais personalizado então o PROGRAMA DE AUTOCONHECIMENTO é perfeito para você, pois são encontros online, ao vivo. Saiba mais clicando aqui.

Enquanto no primeiro caso você faz seu horário e conta com um suporte por e-mail, no segundo você tem um acompanhamento personalizado e consegue tirar as dúvidas imediatamente.

Enfim, escolha a opção que fizer mais sentido para o seu momento.

Mas independente de qual delas você escolha, o importante é que você tome a decisão de iniciar a sua jornada de AUTOCONHECIMENTO.

Compartilha esse conteúdo com quem você gostaria que tivesse acesso a essas reflexões.

Siga-me aqui para receber a notificação quando outros artigos forem publicados.

Esse artigo foi baseado numa live que fiz no meu perfil do Instagram (@thaisarochaoficial). Clique aqui para me seguir e assistir esse vídeo.

Estou presente em outras Redes Sociais e outros canais, clique aqui para saber onde encontrar mais conteúdo.

Publicado por Thaisa Rocha

Bacharela em Administração e Pós Graduada em Professional & Self Coaching. Em uma jornada de desenvolvimento e transformação pessoal. Quero contribuir compartilhando os conhecimentos que venho adquirindo ao longo desta jornada.

Deixe um comentário